Lentes e ilusões

Há quase 15 anos eu li “O Mundo de Sofia” do autor norueguês Jostein Gaarder e uma passagem me chamou a atenção. Nela, Albert Knag pede a Sofia que ela ponha um determinado óculos e ao colocá-lo, ela passar a ver tudo à sua volta vermlhelho. Ele pergunta o que ela vê. E Sofia diz que exatamente o mesmo que antes, mas que agora é tudo vermelho. Albert diz que isso se deve ao fato de as lentes determinarem o modo como ela vê a realidade.

Segundo Kant, existem condições na nossa razão que influenciam todas as nossas experiências, ou seja, como vemos o mundo. Para este filósofo, tudo o que vemos, é visto primeiro no tempo e no espaço. Assim como Sofia, o que vemos é visto a partir da nossa própria lente e depende de termos crescido no Brasil ou na Índia (espaço), neste século ou no século passado (tempo). Enfim, essa lente é produzida a partir do que e de quem somos: meio, educação, tradições, dogmas etc.

A cada lente que usamos, o nosso cérebro cria uma ilusão de ótica. Cada indivíduo vê um vermelho diferente do outro. Assim são nossas visões a respeito do mundo. Vemos conforme a nossa lente ou pior, podemos também usar a lente de acordo com o nosso próprio interesse.

Estar arraigado a uma só lente é o problema. Quando as pessoas se prendem a sua única visão, fazendo dela a sua verdade absoluta, surgem então mazelas das mais diversas. Assim surgem as visões extremistas. Discussões, brigas, guerras e mortes surgem daí; entre casais, famílias e nações.

As vezes é preciso mudar uma lente e passar a olhar com os olhos do outro. Isso não humilhação, é humildade. É praticar empatia, ou seja, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. Não é fácil! Isso virá acompanhado de dor. Você terá que se desfazer de conceitos tão enraizados quanto um câncer maligno. É questão de disciplina e trabalho árduo. Descontruir para se rescontruir. Pronto para trocar as lentes?

Fiquem na paz!

Gui Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s